quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Saiba como funciona um som auto-motivo



Hoje em dia se ver muito em festas, postos e pontos de encontros , os PAREDÕES de som auto-motivo , que são paredes constituídas por cornetas, tweeters e woofers , que fazem muito barulho, saiba agora como funciona essa aparelhagem .




Tudo começa no player do painel do carro. Existem modelos mais simples: apenas para reproduzir CD, convencionais ou de mp3 , variando de 20 até 200 músicas. A coisa incrementa um pouco mais com os modelos que têm recursos como entrada para pen drive e tecnologia bluetooth. Nesse caso você pode até mesmo reproduzir músicas a partir de outros aparelhos como celulares eiPod. O player do som do seu carro pode virar uma central de diversão completa com telas, DVD e muito mais.


Cada tipo tem suas características e funções :


FullRange: não é uma boa solução técnica, pois não existe falante que consiga reproduzir toda a faixa de frequência audível (20 a 20KHz) ao mesmo tempo. São confeccionados em papel e com borda rígida com tamanhos de 3" a 6". Também existem aqueles com difusor de agudos, um cone menor no centro do falante com o objetivo de reproduzir melhor as altas frequências.
Coaxial: compostos por dois falantes em uma mesma peça - para graves (woofer) e para agudos (tweeter). Tem tamanho que varia de 3" a 6x9" e já com a borda de borracha. Atualmente temos coaxiais profissionais de 12" e 15", mas ao invés de tweeter temos uma corneta.
Cornetas: para reprodução de frequências médias a agudas. Composto por cone de plástico ou metal que pode ser separado de seu corpo principal.


Triaxiais e Quadriaixiais: têm três e quatro falantes numa mesma peça para a reprodução de sons graves, médios e agudos. É uma opção barata para substituir um kitcomposto por falantes separados. Nesse tipo, cada falante é produzido para funcionar melhor em cada faixa de frequência, otimizando o conjunto, (woofer para graves, mid-range para médios, tweeter para agudos e super-tweeter para "super-agudos" (agudos próximos a 12KHz). Seu tamanho varia de 5" a 6x9".
Subwoofers ( Graves ) : falantes específicos para reproduzir sons muito graves abaixo de 120Hz. Seu tamanho varia de 8" a 21". São pesados e por isso é necessário muita potência para fazê-los funcionar, de 100W a 1500W RMS.

Woofer: muito parecido com o subwoofer, sendo a principal diferença a faixa de frequência trabalhada, em torno de 100Hz a 1KHz. Possui borda rígida, seu tamanho varia de 5" a 18".
MidBass: especificamente projetada para reproduzir frequência média-grave, em torno de 100Hz a 5KHz. Possui borda de borracha para melhor reprodução das frequências graves, parecido com o Subwoofer. Tamanho entre 5" a 8".
MidRange: para frequências médias de 200Hz a 5KHz que pertence a praticamente todos os instrumentos musicais. Geralmente de 3" a 4".
Tweeter: Para as frequências agudas de 2kHz a 20kHz. São bem pequenos, entre 0,5" a 3" e confeccionados em diversos tipos de material, como papel, alumínio, cristal, derivados do plástico, niobium, neodímio, titânio, etc


Módulo :


Os módulos de potência são sistemas para amplificar o som do seu carro. Os amplificadores de som para os carros são feitos para quem quer ouvir música bem alta e com uma boa qualidade enquanto dirige ou em um engarrafamento. Neste guia de compras você vai conhecer mais sobre módulos de potência e amplificadores.
O que é um módulo de som?
O módulo automotivo é um aparelho que serve para expandir o som, como um amplificador. Cada caixa de auto falante deve ter um módulo diferente para sua carga ou sua potência, mas existem módulos de som com mais de uma saida, podendo assim conectar mais de um alto-falante no módulo.
Entenda como funciona um módulo de som
A potência de um áudio, em equipamentos de áudio fabricados, é quando a potência elétrica é transferida de um amplificador de áudio-frequência para uma ou mais unidades de saída, os alto-falantes. É a medida em potência do sinal de áudio anteriormente convertido em sinal elétrico, eletrônico, e agora reconvertido ou “recuperado” na forma sonora, para os fins de utilização, ouvir o som.
Quando usar um módulo amplificador
Normalmente usamos um módulo para amplificar e não deixar o som ruim e o módulo serve quase como um compressor equalizador. Os módulos são usados normalmente quando temos drivers, cornetas e tweeter ou algum desses tipos de alto-falantes. Os drivers vem com uma membrana fenólica reforçada que oferece maior rigidez e leveza, assim, você pode utilizá-lo em uma potência elevada. As cornetas utilizam na sua fabricação polipropileno de alto impacto, que combinado com os drivers são ideais para automóveis. O tweeter também é um tipo de alto-falante, assim como o driver e a corneta, mas de dimensões bem reduzidas. A função do tweeter é reproduzir as faixas de alta freqüência, os sons mais agudos.




 

2 comentários: